domingo, julho 06, 2008

Hipocondria ou Hipocrisia?

Hipocondria ou Hipocrisia?
por Juliana Barreto
Hipocondria?
A hipocondria, do grego hypo- (abaixo) e chondros (cartilagem do diafragma), é um estado psíquico que se caracteriza pela crença infundada de se padecer de uma doença, às vezes grave. Costuma ser uma obsessão com sintomas ou defeitos físicos irrelevantes. Há a descrença nos diagnósticos médicos, preocupação e auto-observação constante do corpo.
Descorbertas, descobertas... me considero uma eterna cientista, sempre descobrindo coisas, sentimentos, pensamentos, descobertas novas.
E hoje descobri o motivo da minha hipocondria... Conversando com minha irma, que se encontra ausente, falávamos sobre minha sobrinha, que havia comentado mais cedo comigo, estava sentindo dor de cabeça. A mãe me advertiu de que sempre que esta nao está por perto, a filha sente alguma dor. Dói a barriga, dói a cabeça, o ouvido e por ai vai. A mãe muito calmamente comentou que bastaria um poquinho de carinho para a dor passar. Como quando somos pequenos e os pais dizem, “deixa eu dar um beijinho que passa” e pronto. Enfim, euzinha aqui adquiri muito ‘sabiamente’ um recurso próprio de prevenção e até mesmo contracepção para esses males, virei uma autêntica e felíz em assumir, hipocondríaca. Percebi que ao adquirir minha hipocondria estaria automaticamente curada e abstida de qualquer dor, fosse lá onde ou quando suirgisse. Não precisaria mais depender de um carinho ou beijinho para curar-me.
Bom, e assim descobri não o motivo da minha hipocondria, mas sim a origem da hipocondria. Que por sinal em muito me lembra uma outra palavra, hipocrisia.
Hipocrisia?
A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.
E assim, não seríam os adultos, hipócritas ao assumir não necessitarem de carinho, atenção ou amor, opitando por se tornarem hipocondríacos hipócritas, ou pior, hipócritas hipocondríacos?
E em que classe eu me encaixaria? Hipocritamente prefiro admitir ser simplesmente um adulto hipocondríaco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Trocadilhos inteligentes ...

Anônimo disse...

amei seus trocadilhos e fico feliz so por saber, que te ajudei de certa forma, em mais um de seus textos...
kkk convencida eu? sou mesmo e vc sabe disso!
afinal de contas, quem vai me defender se eu nao o fizer, me diga?
te amo muito viu!