domingo, julho 06, 2008

Amar é Deixar Alguém Te Amar

Amar é Deixar Alguém Te Amar
Por Juliana Barreto

Acabo de chegar em casa e percebo que justo quando pensamos que somos perfeitamente capazes de morrer de amor, podemos sair e conhecer um mundo de gente que igualmente, por vezes mais ou menos, também poderíamos morrer de amor, e percebo que tudo, absolutamente tudo na vida é uma questão de escolha, podemos escolher nos acomodar ou lutar, podemos escolher morrer de amor ou sair e conhecer gente nova, podemos escolher ficar esperando uma ligação ou ligar logo e levar um fora ou não, podemos escolher ser a vítima ou sacanear alguém, podemos escolher ou ser escolhido...
E do que se trata afinal? Escolher ou ser escolhido, conquistar ou ser conquistado, será que mesmo quando nos permitimos ser conquistados não estamos na verdade escolhendo quem pode ou não pode nos conquistar? E será que quando escolhemos tudo não estamos na verdade só controlando tudo? Ai é quando me lembro de algo tão simples e aparentemente tão óbvio que sempre repeti: quando eu quero, eu quero quando eu não quero eu não quero... E penso: será que não estava eu mais uma vez dando as cartas, decidindo, controlando, enfim escolhendo? Então quando será que não escolhemos, ou melhor, quando será que não devemos escolher? Qual é a hora de falar ou de ouvir, qual é a hora de agir ou de ser guiado, de tomar a frente ou de se deixar levar, de convencer ou de ser convencido? Um dia desses conversando com alguém, discorrendo sobre meus encontro e desencontros amorosos, eis que esse alguém cantarola ao meu ouvido uma música de Legião urbana: saber amar é deixar alguém te amar... Fui embora e agora quase 10 dias depois de ter ouvido aquele sussurro não consigo deixar de pensar nessa música, a qual até cheguei a imprimir da internet, o que foi mil vezes pior, pois o restante da música era ainda mais esmagador, e acredito que a pessoa que me sussurrou tal música talvez não tenha nem noção da completa desarrumação que causou ao quarto dos meus pensamentos... Então se amar é deixar alguém te amar, não escolhemos esse alguém? E se escolhemos como permitir que sejamos amados, escolhidos? Sinceramente não faço a menor idéia, mas só queria aprender, descobrir... Dar a chance ou mesmo aprender a ganhar a chance de amar alguém e deixar alguém me amar.

6 comentários:

Nait Sabés disse...

Oi Ju, vc lembra que me mandou esse? Mas é questão é controlar as vezes e noutras deixar ser controlado. Na verdade, o equilíbrio é sempre mais saudável.
O que eu queria dizer, entretanto, é que esse texto, dos que eu li seu, é o meu favorito, porque ele é sutil, ele deixa no ar as respostas, ou as perguntas????? nao sei, enfim, ele nao é determinístico, e aí está a beleza dele.

Silvio disse...

É ... deixar alguém te amar é, por certo, uma escolha se, e somente se, você participar deste amar ... Muitos amores já vi, muitos já vivi, três deles dividi, os outros, sofri ... e sofreram.
E a todos, sobrevivi ...

Silvio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

bom nao sei bem o que dizer,o certo e que se isso tudo saiu de dentro de ti,e indicativo do quanto de alma profunda de sentimentos es como mulher e ser humano. coisa rara nos dias que correm, em que as pessoas apenas veem o mais obvio o que se tem por fora e nem se dao muitas vezes conta de que somos feitos nao so de carne e ossos mas de algo muito mais importante que tudo isso e que nao se ve "aparentemente"... (parabens)

Unknown disse...

Juju,

Me coração de engenhaeira não me permite fazer muitos comentários ou comentários muito bonitos (acho que as cegonhas deixaram essa parte poética toda pra vc, ne?), mas gostei muito...bjo

Anônimo disse...

Ju, fico orgulhosa e posso dizer que de certa forma sei EXATAMENTE do que vc deseja falar, certo minha irma psicologa?
Teu texto esta lindo e tua maneira de se expressar nao é de hoje que ganha meu coracao!
Saiba que estarei todos o tempo contigo, fazendo meus comentarios e criticas a seus texto, alias como sempre faco! kkk
No mais, vou ficar aguardando o livro nas bancas e se vier a precisar de alguma ajuda, saiba que estou pronta p/ te ajudar.

Beijo grande da irmazona, mais velha (somente no que se refere a idade ta?)