quarta-feira, novembro 26, 2008

Quando quiser falar ou calar...

Às vezes falamos quando queríamos calar, às vezes calamos quando queríamos falar, mas apenas o fazemos através do outro, pois o outro tem um excedente de visão que completa o eu: único lugar possível de uma completude sempre impossível! Portanto, tenho aprendido que não poderia ser eu sem o outro para me calar ou me fazer falar, pois o meu falar de mim nunca seria um falar de mim, seria sempre um falar sobre mim sem falar de mim, sem falar em mim. Portanto, não tenho nada a falar de mim, a ser de mim, se não existir o outro, que me cala ou me faz falar. Então, só então, talvez, eu tenha tudo a falar de mim, a ser de mim. Esse mim-com-o-outro interessa muito mais a mim. Mim não quer mais saber de mim, está à procura do outro para ver o mim mais de perto. E, talvez, agora, eu possa calar ou falar quando quiser.
A você, outro, o meu, mais em mim, muito obrigada!

2 comentários:

Silvio disse...

De outros tantos falares e calares .... lares ... moramos, às vezes, no outro ... e nos queremos outros tantos ... e não calamos ...murmuramos em nós, um ouro que nos reconhece.
(E o Lacan, se corta, de novo!)

Anônimo disse...

Oi Juliana somos do colegio nossa senhora das neves e alunas de Gercleide Nascimentos nós gostamos muito das suas postagens achamos você mtuito profunda, verdadeira e expressiva queriamos q você colocase novas postagens! MªAnita e Mª Clara Motta.